Em outras palavras, inteligência de mercado, ou business intelligence, significa transformar dados brutos (sobre mercados, concorrentes e comportamento de consumo, por exemplo) em informação relevante, insights, para as empresas.

O grande desafio de um trabalho nessa área é detectar as tendências e associá-las aos objetivos dos clientes para conseguir promover a marca, seus produtos e serviços.

Para conseguir essas vantagens, é preciso analisar os cenários externos e ter uma base firme para a criação de estratégias de atuação e posicionamento. Isto é, a inteligência de mercado auxilia empresas a adotarem uma nova cultura:a do agir às mudanças, em vez de apenas reagir aos acontecimentos. A IM pode ter os seus processos orientados tanto para ações táticas quanto estratégicas. Confira alguns benefícios que fazem dessa atividade um poderoso recurso de marketing:

       1. Gera perspectivas do amanhãconhecer o futuro possibilita uma visão mais ampla do mercado, ou seja, é possível antecipar tendências e, consequentemente, ter subsídios para agir frente às mudanças mercadológicas, em vez de apenas reagir. Assim, as tomadas de decisões ganham mais segurança e força

      2Inova positivamentea inteligência de mercado é um campo fértil para o desenvolvimento da inteligência competitiva e o desenvolvimento de ações inovadoras. Os estudos dessa área possibilitam que uma marca possa centralizar o esforço para criar tendências e novos nichos de negócio, para que, além das necessidades, uma empresa consiga inovar em seus produtos ou serviços, impactando de forma positiva o seu público-alvo.

      3Estar à frente da concorrência: uma das principais formas de sempre estar à frente no mercado é usar a inteligência mercadológica para análise da concorrência. Esse processo funciona para que se possam conhecer os concorrentes, entender a atuação deles e, de acordo com as informações obtidas, retirar insights para melhorar o desempenho, criando estratégias que possibilitem vantagens à marca.

     4. Conquista o consumidor: identifica quais são as principais necessidades dos consumidores, conhece as principais reclamações com relação aos concorrentes e descobre quais pontos a marca pode melhorar para ter um atendimento mais eficaz. Assim, é possível criar estratégias com foco na conquista de um público mais amplo e fidelização daquelas pessoas que já são clientes.

       5. Otimiza a comunicação: por meio da IM, é possível melhorar as estratégias de comunicação das empresas, refinando o seu direcionamento e aprimorando a relação com os clientes. Com informações valiosas sobre as principais necessidades de seus consumidores em mãos, as marcas conseguem usar as informações sobre o seu público-alvo para desenvolver e aperfeiçoar o atendimento, a produção e a qualidade de seu relacionamento.